quarta-feira, 15 de junho de 2011

A Gripe A está de volta... Não podemos relaxar!

 

A epidemia de Gripe A de 2009 vitimou milhares de pessoas no mundo. No ano passado, em virtude da vacina e dos cuidados da população, esse número reduziu drasticamente. O problema é que, com o tempo, há um relaxamento natural nos cuidados que se deve ter e a epidemia pode voltar. A secretaria de saúde do Rio Grande do Sul confirmou a segunda morte provocada pela influenza A (H1N1) este ano. A vítima, um homem de 71 anos, morador de Bagé, tinha diabetes e morreu na última quinta-feira após dar entrada na Santa Casa local. O paciente não havia sido vacinado contra a doença.

Terceiro óbito no Estado é registrado em Pelotas

 O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) confirmou nesta quarta-feira (15) o terceiro óbito por gripe A no Estado em 2011. Trata-se de uma mulher de 42 anos, residente em Pelotas, que foi internada no último dia 6 em um hospital local e morreu no dia 11. A paciente não era vacinada contra a gripe e apresentava imunidade baixa. Até o momento, foram notificados 167 casos da doença no RS, com seis casos confirmados e três óbitos. Foram descartados 119 casos e 42 estão em investigação.

Em audiência junto à Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde na tarde desta quarta-feira (15), em Brasília, o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, acertou os detalhes da atual estratégia de controle do vírus da gripe A.


Como principal medida, a orientação de iniciar o tratamento de pacientes gripados com risco de agravamento o mais cedo possível vai ganhar reforço do Ministério, que deve enviar ao Estado 200 mil tratamentos antivirais ainda esta semana. O Estado já conta com 180 mil tratamentos, disponíveis para os hospitais, postos, pronto atendimentos e outros serviços de saúde.

 

textos retirados de :

http://www.notisul.com.br/n/seguranca/a_gripe_a_esta_de_volta_nao_podemos_relaxar-29611

http://www.diariopopular.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?id=6&noticia=38405 

Nenhum comentário:

Postar um comentário